Por que é importante ter instrutores bem treinados na academia?

Uma empresa é tão boa quanto os seus funcionários. Essa verdade também se aplica às academias. Instrutores bem treinados podem ser a diferença entre um bom estabelecimento e um espetacular. Vamos ver aqui porque esses profissionais são tão importantes.

Antes mesmo de começar

É comum acreditar que a presença do instrutor se vale apenas no momento do exercício, mas ela na verdade começa muito antes. O primeiro contato, antes mesmo da primeira aula, estabelece como o seu futuro na academia vai se desenvolver. Um profissional atencioso e criativo vai ouvir seus objetivos, seus gostos na hora de malhar e, de acordo com os resultados do exame médico e da avaliação física, vai trabalhar com você para criar o plano ideal.

O aspecto físico

Um papel fundamental de qualquer instrutor é a correção de posicionamentos. Muitas vezes, em um exercício, mais importante até do que o peso ou a quantidade de repetições, é fazer o movimento da maneira correta. A forma perfeita, além de aumentar a eficácia do exercício, evita lesões. É muito difícil acertar de primeira o jeito de fazer até mesmo de exercícios mais simples. Ter um instrutor ao seu lado, prestando toda a atenção para corrigir seus possíveis erros é fundamental.

Esse aspecto é ainda mais importante em casos que o cliente precisa de uma atenção especial, seja por ter algum problema físico ou por estar se recuperando de uma lesão ou acidente. Um instrutor treinado e versátil está apto a atender bem qualquer tipo de aluno que apareça, não importando a idade, o sexo ou a condição física.

Por conta disso, um bom instrutor está sempre estudando. Assim como um médico, que está sempre buscando inovar e estar antenado nas novas descobertas, um profissional de academia também precisa estar sempre ligado nas novas formas de treinar seus alunos. O conhecimento é uma das maiores armas de qualquer treinador e por isso deve estar sempre muito bem afiado. Um bom instrutor sabe do que está falando.

O aspecto mental

Porém, não é só na parte física que o instrutor faz a diferença. Uma das vantagens mais importantes de ter um acompanhamento profissional é no âmbito motivacional. Muitas vezes a demora para conquistar o objetivo, o cansaço após uma série, ou até mesmo os problemas do dia a dia, podem ser o suficiente para fazer com que a motivação sofra um baque. Um profissional atencioso vai estar do seu lado para te fazer continuar, lembrando que vai te fazer bem e quem sabe, até te instigar a passar um pouco do seu limite.

É sempre válido lembrar que receber ajuda não é motivo de vergonha. Pelo contrário. Alguém disposto a ouvir um profissional qualificado mostra que está levando o treinamento a sério. Os bons instrutores são experientes e sabem do que estão falando. Ninguém acerta os exercícios sozinho o tempo todo, afinal, até mesmo atletas profissionais de várias modalidades recebem ajuda.

Quer ver como são instrutores de qualidade? Siga o nosso canal do Youtube e as nossas redes sociais.

CONTINUAR
CANCELAR